Hoje em dia com tanta informação disponível na internet, muitas vezes esquecemos o poder que pode ter um livro na nossa vida. Com dispositivos móveis para lermos um livro, em formato digital, esquecemos do poder de um livro físico, o seu folhear, o seu cheiro, mas principalmente, a oportunidade de o estudar, de refletir com ele, de o sentir, para mim é mágico. Adoro, estudar os mesmos livros, por isso demoro tanto tempo a lê-los, sublinho, escrevo e crio uma ligação para a vida. É difícil, admito, emprestar um livro, posso até oferecer um igual, mas o meu não empresto.
Neste momento, tudo é tão rápido na nossa vida que temos pouco tempo para pensar. Muitas vezes quando estou em consulta, relembro algum livro que já li e que poderia ajudar quem está à minha frente. Quando criei este site em 2010, já tinha uma secção de sugestão de livros, depois o site foi-se alterando e tirei essa opção, mas neste momento sinto necessidade de voltar a partilhar.
Os livros também curam. Os livros e a sua sabedoria não ocupam lugar. Boas leituras!
Sinopse:
Todos conhecemos pessoas assim: pessoas que parecem «sugar-nos» a energia, pessoas que, assim que entram numa sala, parecem enchê-la com uma nuvem negra, pessoas que exigem tudo e não dão nada… a não ser mais exigências. Contudo, estas pessoas não parecem, a uma primeira vista, desagradáveis ou impositivas. Pelo contrário: são sedutoras, simpáticas, envolventes… são manipuladoras por excelência. Como as podemos identificar? E o que podemos fazer para não cair nas suas estratégias de manipulação?
Christiane Northrup, autora de bestsellers internacionais e uma das autoras de espiritualidade de maior destaque nos EUA, revela o funcionamento da dinâmica destas relações e explica como podemos reconhecê-las, evitá-las ou sair delas. Um livro incontornável sobre um tema profundamente atual.
Sinopse:
O que significa ser sobre-humano?
Para ter uma ideia, imagine que seria capaz de sintonizar frequências que estão para além do mundo material. Ou mudar a química cerebral de modo a aceder a níveis transcendentais de consciência. Ou transformar os seus próprios genes, curando-se ao nível mais profundo. Tudo isso é possível, é uma realidade já amplamente documentada. E um dos pioneiros na abertura dessas novas portas do conhecimento é o Dr. Joe Dispenza.
A sua investigação em neurociência, biologia molecular, epigenética e física quântica, levou à criação de ferramentas que nos permitem superar os nossos limites físicos e materiais. Nos seus workshops, esse trabalho tem sido monitorizado e comprovado (com recurso a encefalogramas), com resultados espantosos. Em Como se Tornar Sobre-humano, o autor mostra-nos que, ao usarmos essas informações e ferramentas através de diferentes formas de meditação, poderemos viver experiências profundamente místicas e transcendentais.
E com o tempo e a repetição, romperemos com os limites da mente até acedermos às grandes verdades espirituais. Aprenderemos também a: desmistificar os 7 centros energéticos do corpo e a equilibrá-los; libertar-nos do passado recondicionando corpo e mente; perceber a diferença entre a criação da terceira e da quinta dimensões; dominar a ciência secreta da glândula pineal e o seu papel no acesso à dimensão mística da realidade.
“Este é o futuro que estamos a criar, um futuro em que cada um se pode tornar verdadeiramente sobre-humano.”
Sinopse:
Com vários anos de experiência na prática clínica e um empenho consciente para trazer uma mudança à sua vida e à de todos que acompanha como amigos ou pacientes, José Azantos reúne neste livro as mensagens, as aprendizagens e as histórias a que foi assistindo e os sentimentos que foi experimentando, histórias que pretendem ser focos de luz no caminho de todos quantos querem seguir esta forma de vida mais plena, assente no amor e no princípio que chama de Healthsoulness (a saúde através da alma).
Nota do autor
«É porque o coração está tão próximo da alma que dizemos frequentemente que “fazemos as coisas de coração”. Na verdade, talvez dizer que “fazemos as coisas de corpo e alma” fosse mais correto, mas a alma não se importa que digamos que é o nosso coração que determina as intenções de amar.»
José Azantos
Sinopse:
Sente-se perturbado pelo ambiente à sua volta durante uma festa?
Prefere trabalhar sozinho e em silêncio absoluto?
Incomodam-no os odores fortes?
A cafeína e o álcool afetam-no mais que o normal?
Evita ver filmes com cenas violentas?
Tem tendência a desenvolver reações alérgicas?
SE CONFIRMA TUDO ISTO, É PROVÁVEL QUE SEJA ALTAMENTE SENSÍVEL.
Uma pessoa com alta sensibilidade é alguém que possui um sistema neurossensorial mais delicado e apurado que a maioria. Isto, em muitos casos, pode causar saturação sensorial, bloqueios, stresse e até dar origem a uma doença. Mas, se se costuma associar a sensibilidade extrema ao excesso de perfeccionismo e idealismo, à desconfiança e à sensação de vulnerabilidade, também é certo que ela está intimamente relacionada com a criatividade, a empatia e um elevado sentido de justiça, de compreensão e respeito pelos outros.
Neste livro, a autora, com base na sua própria experiência, ajuda-nos a descobrir se fazemos parte desses 15 a 20% da sociedade que se pode qualificar como altamente sensível, através dos testes aqui incluídos. Ao mesmo tempo, ajuda-nos a superar os problemas e limitações associados a esta condição de modo a saber tomar decisões vitais que transcendam a nossa «zona de conforto» e enfrentar a realidade tirando partido do que uma pessoa altamente sensível pode oferecer.
Sinopse:
Porque é que fiquei? É isto que perguntam a si mesmas (e que lhes perguntam os outros) as pessoas que conseguiram sair de uma relação com alguém com perversão narcisista, assim que começam a olhar para trás, para a sua história, como quem acorda de um pesadelo. Face a este doloroso mistério – porque é que nos deixamos ficar reféns de relações tóxicas? – a psicoterapeuta Anne Clotilde Ziégler, autora de vários bestsellers sobre narcisismo, apresenta respostas claras para ajudar a fazer as pazes com o passado e reconstruir a sua identidade e autoestima, depois de uma relação tóxica. Analisa ao detalhe as estratégias utilizadas pelos predadores, que explicam como as pessoas ficam presas numa relação, e a sua vulnerabilidade específica.
Uma leitura fundamental para todas as vítimas de relações tóxicas, assim como para os seus amigos e familiares; porque não, elas não são nem mais fracas nem mais vulneráveis do que qualquer pessoa – elas são presas. Sair de uma relação tóxica é um processo longo e difícil, um combate que merece ser reconhecido.
Sinopse:
Considerada uma das mulheres mais influentes do mundo pela Forbes, líder espiritual e autora bestseller do New York Times, Gabrielle Bernstein traz-nos o livro onde revela que, através da aceitação, da entrega e do compromisso para com um caminho espiritual em contínua evolução, é possível transformar o medo em fé e em confiança.
Num relato bastante autobiográfico, rapidamente conseguirá perceber que as experiências de vida da autora se convertem em lições universais, daí retirando preciosas conclusões que permitem, a todos, o acesso ao mais desejado: felicidade, segurança e um rumo claro para a vida.
Um livro que lhe dará as ferramentas necessárias para aproveitar ao máximo a sua energia, encontrando força quando está num estado de desânimo e descobrindo, dentro de si, o apoio de que necessita quando se sente perdido. Aqui verá como colocar a segurança no lugar da incerteza, e descobrirá o caminho para se banhar na alegria ao invés de se afogar na mágoa.
O segredo está aqui. Afinal, o Universo está consigo, ajudando-o a cumprir o seu destino.
Sinopse:
Este livro é a chave para abrir a porta de um novo dia.
Criar o Paraíso na Terra está ao alcance de todos, bastando para tal compreender e seguir as eternas leis espirituais. Mas isso não é fácil, uma vez que essas leis caíram no esquecimento, ou foram deliberadamente ignoradas, tornando o dia a dia muito mais difícil.
Este livro de Diana Cooper, aclamada líder espiritual, ajuda-o a conhecer as 36 Leis Espirituais que regem a nossa vida, dando-lhe ferramentas para alcançar a luz que o guiará nos dias vindouros.
Descubra quais são:
– As Leis Básicas da Vida — como a Lei da Atração e a Lei do Apego;
– As Leis da Criação — tais como a Lei da Atenção, a Lei da Clareza e a Lei do Sucesso;
– As Leis da Perceção Superior — onde se incluem a Lei do Karma, a Lei da Oração e a Lei do Desafio;
– As Leis da Frequência Superior — onde se encontram a Lei dos Milagres, a Lei da Cura e a Lei da Fé.
«A consciência das massas na Terra está a mudar e as pessoas estão a ficar insatisfeitas com a carência e com a ganância. Queremos um modo de vida melhor.», diz-nos a autora.
Sinopse:
«Só precisamos de aprender a escutar.»
Servindo simultaneamente de guia e fonte de inspiração, esta obra é uma pedra basilar para todos aqueles que querem viver de uma forma mais consciente e corajosa.
Lee Harris, médium e orador, traz-nos um verdadeiro guia para as coisas que verdadeiramente importam na vida — como o amor-próprio, a família, o sexo e o dinheiro —, ao mesmo tempo que demonstra de que forma é possível invocar a ajuda dos anjos e guias espirituais.
Este livro indica o caminho para o crescimento e a transformação plena. Em simultâneo, alerta para o facto de a determinada altura, quando o destino chamar, haverá que saber escutá-lo e avançar. Cumpra o seu destino.
«Cada um de nós é uma parte insubstituível
de algo maior do que conseguimos imaginar.
Existe um propósito profundo
em cada uma das nossas vidas.»
Sinopse:
Um fenómeno cultural que é um olhar compassivo e perspicaz sobre a codependência — o conceito de nos perdermos a nós mesmos no ímpeto de ajudar os outros.
O problema de outra pessoa é o seu problema? Se perdeu de vista a sua própria vida no drama de cuidar do comportamento autodestrutivo de um ente querido, talvez seja codependente — e pode assim identificar-se neste livro. Esta edição revista inclui um capítulo novo sobre trauma e ansiedade, tornando-o ainda mais relevante hoje do que quando foi publicado pela primeira vez, há mais de 30 anos.
Com reflexões pessoais, exercícios e histórias esclarecedoras retiradas da vida da autora e das vidas daqueles que ela aconselhou, este livro ajuda a quebrar velhos padrões, a manter limites saudáveis, e oferece um caminho de esperança em direção à liberdade e à felicidade.
Sinopse:
O Poder do Subconsciente é um livro pioneiro do Novo Pensamento, uma obra revolucionária na sua abordagem do poder da mente, sendo considerado um dos melhores textos de autoajuda de todos os tempos. Com dezenas de milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, O Poder do Subconsciente ajudou já gerações de leitores a transformarem as suas vidas através da força do pensamento. Nesta edição atualizada e revista, toda a força e o poder deste clássico do desenvolvimento espiritual são revelados.
As técnicas de concentração mental do Dr. Murphy são baseadas num princípio muito simples: quando acreditamos numa coisa, sem reservas ou hesitações, e a visualizamos na nossa mente, removeremos os obstáculos inconscientes que nos impedem de atingir os resultados desejados – e as nossas crenças tornam-se realidade. Enquanto precursor daquilo que hoje se conhece como A Lei da Atração, o Dr. Murphy demonstra que qualquer pessoa consegue aceder aos extraordinários poderes mentais existentes dentro de si para construir autoconfiança, criar relacionamentos harmoniosos, atingir o sucesso profissional, acumular riquezas, ultrapassar fobias e medos e viver uma vida de felicidade e bem-estar
Sinopse:
Para algumas mulheres, amar é sempre sinónimo de sofrer. A este padrão de comportamento Robin Norwood chama Amar de Mais.
As mulheres que amam de mais… – são atraídas por homens perturbados, distantes, temperamentais – e ignoram os bons rapazes, que consideram aborrecidos; – põem de parte amigos e interesses para estarem sempre disponíveis para eles; – sentem-se vazias sem eles, muito embora estar na sua companhia seja um tormento.
Através de uma série de relatos de casos íntimos e reveladores, Robin Norwood apresenta a estas mulheres um caminho possível no sentido de viverem relações mais equilibradas e gratificantes. Amar de mais deixa de ser saudável quando persistimos numa relação inacessível, insensata, mas que, mesmo assim, somos incapazes de romper.
Robin Norwood aborda a face negativa e destrutiva do amor, a obsessão pelo outro, uma estrada de sentido único baseada no medo e na insegurança. Explica a distinção entre o amor saudável e o amor insensato e fala das razões que levam a mulher que ama de mais a tornar-se excessivamente tolerante.
Com recurso a uma rara sensibilidade, Norwood encaminha a leitora a canalizar a energia para si mesma, em vez de a projetar num homem que não quer mudar de atitude. Recorda que o amor deve ser um acontecimento feliz e não um evento angustiante.
Mulheres Que Amam de Mais é um livro esclarecedor e indispensável para todas as pessoas que desejam alterar padrões de comportamento e levar uma vida tranquila e feliz, amando os outros e a si mesmas.
Sinopse:
• Quantas vezes já reagiu a um pedido dizendo que sim, sem pensar devidamente no assunto? • Considera que está constantemente atarefado, mas não é produtivo? • Costuma aceder aos pedidos dos outros apenas para agradar ou evitar problemas? • Sente que o seu tempo é muitas vezes condicionado às agendas de outras pessoas?
SE RESPONDEU SIM A PELO MENOS UMA DESTAS PERGUNTAS, A SOLUÇÃO PARA SI É O ESSENCIALISMO.
Desenvolvido por Greg McKeown, especialista em liderança e estratégia, o Essencialismo é a solução para controlar todas as suas escolhas, identificar as tarefas verdadeiramente importantes na sua vida e fazer menos, mas melhor.
Em Essencialismo, Greg McKeown usa a experiência que obteve e as ideias que criou a partir da colaboração com os líderes de algumas das empresas mais inovadoras no mundo (Facebook, Google, Apple, Twitter, LinkedIn) para mostrar como é possível fazer sempre, e apenas, as coisas certas, tornando-se mais produtivo e bem-sucedido no trabalho, e ganhando tempo para a sua vida pessoal.
Seguindo os conselhos simples e práticos deste livro conseguirá simplificar a sua vida, o seu pensamento e os seus objetivos, aprendendo a rejeitar as tarefas que são supérfluas e apenas o distraem do essencial. No fim, voltará a decidir por si as suas prioridades e eliminará os principais obstáculos para o êxito, tanto no trabalho como em casa.
Sinopse:
Este livro apresenta um mecanismo para desbloquearmos a nossa capacidade inata de felicidade, sucesso, saúde, bem-estar, intuição, amor incondicional, beleza, paz interior e criatividade. Estes estados e capacidades estão dentro de todos nós. Não dependem de nenhuma circunstância externa nem de qualquer característica pessoal; não requerem a crença em nenhum sistema religioso. Nenhum grupo ou sistema é detentor da paz interior, visto que esta pertence ao espírito humano. Esta é a mensagem universal de todos os grandes mestres, sábios e santos.
Como é que algo que nos é inato e parte integrante do nosso verdadeiro ser pode ser tão difícil de alcançar? Porquê tanta infelicidade, se nos foi dada a capacidade de sermos felizes? Sabe bem ouvir dizer que a paz, a felicidade, a alegria, o amor e o sucesso são intrínsecos ao espírito humano. Mas, então, e a raiva, a tristeza, o desespero, a vaidade, o ciúme, a ansiedade e os pequenos juízos diários que abafam o som primordial do silêncio interior? Existe realmente uma maneira de sermos livres? De amar todos os seres vivos? De viver a nossa grandeza e de cumprir o nosso potencial mais elevado?
Em Deixar Ir – O Caminho da Entrega Plena, o Dr. David Hawkins revela um caminho para a liberdade pela qual ansiamos, mas que nos parece difícil de alcançar. Pode parecer contraintuitivo que tenhamos de «deixar ir» para chegar a um dado lugar; todavia, ele dá-nos a prova, com a sua experiência clínica e pessoal, de que a entrega é a via mais segura para a realização plena. Os princípios aqui descritos não são difíceis de entender nem de implementar. Não custam nada. Não requerem roupagem especial nem viagens a países exóticos. O principal requisito é a vontade de abandonarmos o apego pelo nosso atual modo de vida.
Independentemente de onde possa estar e de para onde pretenda ir, este livro pode ajudá-lo a dar o próximo passo. Quando chegar ao fim da sua leitura, vai com certeza poder dizer: «Sou uma pessoa diferente daquela que começou a ler este livro.»”