Rua Bernardo Passos nº13 R/c, 8005 Faro
+351 91 667 0646
atelier.mente@gmail.com

Terapia Floral

“As ervas curam os nossos medos, as nossas ansiedades, as nossas preocupações, as nossas falhas e os nossos erros, são estes que nós devemos detetar e não a doença, mesmo importante que seja, ela acabará.” Dr. Edward Bach, os Doze Curadores

Terapia Floral

Todo o ser humano pode beneficiar da Terapia Floral desde o momento em que é um feto através da sua mãe, até à velhice.


Podemos utilizar a Terapia Floral em qualquer situação, juntamente com qualquer outro tratamento natural, homeopático ou alopático.


A Terapia Floral é muito utilizada também em fases específicas da vida do ser humano, como fim de relacionamentos, adolescência, gravidez, mudança de emprego, casamento, doenças crónicas, velhice, entre outras.

A Terapia Floral, foi criada pelo Dr. Edward Bach (1886-1936) nasceu no dia 24 de Setembro de 1886, em Moseley, uma vila perto de Birmingham, Inglaterra. (…). Com 20 anos entrou na Universidade de Birmingham, finalizando os estudos com um estágio prático no “University College Hospital” em Londres, em 1912.

Entretanto, ficou na “University College Hospital”, no Departamento de Bacteriologia e também como Assistente Clínico do Hospital da Escola de Medicina (período de 1915 a 1919). Dr. Bach tinha uma saúde muito frágil, mas trabalhou incansavelmente e após avisos constantes de fadiga não respeitados, teve uma severa hemorragia em Julho de 1917.

Submetido a uma cirurgia de urgência, foi-lhe comunicado que talvez não tivesse mais que três meses de vida. No entanto, sentindo-se melhor, reuniu forças e passou a dedicar-se à pesquisa dia e noite. Além de não pensar na doença por ter a sua mente ocupada, voltou a trabalhar em função do objetivo da sua vida e este trazia-lhe energia para prosseguir. Em pouco tempo estava totalmente recuperado.

Passou a ser cada vez mais conhecido pelas suas descobertas no campo da bacteriologia. Trabalhou como bacteriologista no “London Homeopathic Hospital”, permanecendo até 1922. Foi nesta altura que conheceu a Doutrina de Hahnemann e o seu livro: “Organon da Arte de Curar”, escrito mais de cem anos antes do seu tempo.Descobriu a genialidade de Hahnemann, que curava as pessoas mais orientado pelos sintomas mentais do que pelos físicos.

Em 1926, publica com C.E. Wheeler o “Cronic Disease. a Working Hypothesis”. Nessa época, os nosódios intestinais, já conhecidos como “Nosódios de Bach”, eram utilizados em toda a Grã-Bretanha e também em vários outros países.Bach começou então a tentar substituir os nosódios por medicamentos preparados com plantas, e foi nesta altura que utilizou o sistema homeopático de diluição e potencialização, em duas flores que trouxe de Gales, em 1928. Estas, eram Impatiens e Mimulus. Pouco depois também utilizou Clematis.

Os resultados foram encorajadores. Também nesta época começou a separar os indivíduos por grupos de semelhança de comportamento, como se sofressem do mesmo problema. Ele mesmo conta que isso aconteceu depois de ter ido a uma festa e ficando num canto observando as pessoas, teve um insight, Bach imaginou que deveria existir um medicamento que aliviasse este sofrimento comum a cada grupo de indivíduos.

Em 1930, resolveu deixar toda a sua atividade em Londres, para buscar na natureza este sistema de cura que idealizara desde pequeno, e do qual sentia estar próximo. Aos 44 anos, partiu para Gales. Ao chegar, descobriu que levara por engano uma mala com calçado no lugar de uma outra com o material necessário para o preparo de medicamentos homeopáticos: almofariz, vidros etc. Isso acabou por impulsioná-lo mais rapidamente na direção da descoberta de um novo sistema para extrair as virtudes medicamentosas das plantas.

A homeopatia não estava longe, mas não era exatamente o que procurava. Deixou, portanto, a fama, o conforto e um lugar de destaque na sociedade médica londrina. Antes de ir, queimou tudo que já tinha escrito até então e deixou o resto do trabalho a ser concluído pelos colegas e auxiliares que trabalhavam com ele.(…)

No outono de 1935, descobriu Mustard, o último dos 38 florais. Morreu a 27 de Novembro de 1936 de paragem cardíaca aos 50 anos de idade, na sua casa em Mount Vermon, Grã Bretanha, onde hoje funciona o Bach Centre que cultiva, colhe as flores e prepara as essências como o Dr Bach fazia.

QUE TIPO DE FLORAIS EXISTEM?

O Dr. Bach dividiu os 38 Florais em 7 grupos que representam os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros para connosco mesmos, o grupo para o “MEDO”, para a “INCERTEZA”, para a “FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE”, para a “SOLIDÃO”, para “HIPERSENSIBILIDADE A INFLUÊNCIAS E IDEIAS” ,para o “DESALENTO E O DESESPERO” e por fim para a “PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS”.

O QUE É UMA ESSÊNCIA FLORAL?

É a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de plantas. Cada planta tem propriedades específicas e uma essência similar à virtude que precisamos desenvolver, para conquistar o equilíbrio emocional ou alcançar outros objetivos internos.
A informação da virtude da flor é transmitida para a água, para posteriormente entrar em ressonância com a consciência do individuo e despertar as suas qualidades adormecidas.
A base da Terapia Floral, criada pelo Dr. Edward Bach refere que os florais não combatem doenças ou sintomas. Os Florais tratam sim a pessoa no seu todo e por isso os sintomas desaparecem por consequência desse equilíbrio interior conquistado.

COMO SÃO PREPARADOS OS FLORAIS DE BACH?

Os florais normalmente são preparados a partir de flores silvestres saudáveis que vivem em locais tranquilos, longe da poluição dos centros urbanos. Estas flores são colhidas cuidadosamente e colocadas em recipientes de vidro com água pura da nascente. Dependendo do tipo de flor, o preparo da planta também difere, este poderá ser através do método solar (ficam expostas ao sol durante um determinado tempo) ou pelo método de fervura (são fervidas com a água da nascente num recipiente em aço inoxidável). Após este processo é adicionado conhaque ou brandy ao líquido recolhido na preparação para manter a conservação. Esta é a preparação na íntegra da essência no seu nível máximo de concentração.

BASTA TOMAR OS FLORAIS DE BACH PARA MELHORAR ALGUMAS EMOÇÕES? QUANTO TEMPO LEVA A OBTER RESULTADOS?

Para os florais atuarem, basta não rejeitá-los. Mesmo para quem os tome sem saber, os resultados e mudanças vão surgir de forma progressiva e natural. Não se deixa de ser quem é, usando os florais, apenas desenvolve-se harmonia emocional e autoconhecimento.
Cada pessoa tem o seu ritmo, se apresentar uma dificuldade simples e recente, com causa conhecida, e se os florais forem escolhidos de forma correta, os resultados podem ser muito rápidos e muitas vezes começam a ser observados passado algumas horas.
Algumas pessoas necessitam apenas de 1 mês de tratamento floral, outras podem necessitar de mais tempo dependendo da situação. A periodicidade das sessões de Terapia Floral também varia podendo ser quinzenal ou mensal

COMO TRATAR QUEM NECESSITA DE UM FLORAL?

Cada pessoa tem a sua própria história com uma forma diferente de vivenciar diversas situações da vida, com diferentes perspetivas dos outros e de si mesma, por isso, temos que identificar as causas dos seus problemas para escolhermos os florais certos para as qualidades que quer desenvolver dentro de si e anular os aspetos negativos que ainda se manifestam.
Por isso para sintomas idênticos, pode-se beneficiar de florais completamente diferentes, depende da pessoa.

OS FLORAIS TRATAM SINTOMAS OU CURAM DOENÇAS?

Os Florais atuam no campo da consciência, por isso, o corpo irá também beneficiar como resultado da harmonia emocional adquirida, já que muitos sintomas e doenças que a pessoa apresenta são psicossomáticos e ao restabelecer essa harmonia emocional os sintomas desaparecem.
Mas é importante esclarecer e reforçar que os florais não atuam diretamente no corpo mas sim em causas emocionais que com a sua identificação e tratamento anulam muitos sintomas físicos.
As pessoas não necessitam contudo, de estar fisicamente doentes para beneficiarem dos florais, muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam

QUEM BENEFICIA DOS FLORAIS?

Todo o ser humano pode beneficiar dos Florais desde o momento em que é um feto através da sua mãe, até à velhice.
Podemos utilizar os Florais em qualquer situação, juntamente com qualquer outro tratamento natural, homeopático ou alopático.
Os florais são muito utilizados também em fases específicas da vida do ser humano, como fim de relacionamentos, adolescência, gravidez, mudança de emprego, casamento, doenças crónicas, velhice, entre outras.

COMO ATUA A TERAPIA FLORAL NAS CRIANÇAS?

Quando se utiliza a terapia floral nas crianças, carece de uma atenção especial dependendo muito da idade. Pode ser feita pessoalmente com a criança, na presença dos pais ou dependendo da situação pode ser feita na ausência da criança.
As crianças reagem muito bem ao tratamento floral porque apresentam menos defesas que os adultos

COMO UTILIZAR OS FLORAIS?

Os Florais de Bach, são apresentados na forma liquida e podem ser tomados diretamente do frasco ou misturado em líquidos frios ou quentes.
A dosagem depende da indicação do terapeuta. Devemos salientar que o importante não é a quantidade ingerida num dia, mas a frequência com que tomamos os florais.

POSSO ESCOLHER ESSÊNCIAS SEM AJUDA PROFISSIONAL?

Existe muita informação sobre Florais, na Internet, livros e em revistas que devem servir apenas para obtermos alguns conhecimentos sobre a área, mas não é de todo produtivo utilizar florais sem a supervisão de um profissional, pois cada pessoa é diferente e mesmo que apresentem os mesmos sintomas, as causas desses sintomas podem ser muito diversos.
Para obter resultados positivos, o terapeuta vai escolher de acordo com a pessoa no seu todo, tendo por base o seu contexto e a sua personalidade.
Um aspeto importante a ter em conta com os florais, é que podem trazer à consciência conteúdos internos que estavam recalcados. Se a pessoa está em sofrimento interno fica com pouca clareza para escolher os seus próprios florais, o que uma escolha errada num determinado momento pode gerar ainda mais confusão interna do que harmonia emocional.
A Terapia Floral com acompanhamento, visa mais do que aliviar sintomas, tem por objetivo identificar as causas emocionais que originaram os sintomas para que o efeito seja duradouro e não um alivio momentâneo.

POSSO DAR UM FLORAL A UMA PESSOA SEM QUE ELA SAIBA?

Os Florais quando bem escolhidos, fazem efeito, mesmo que, quem está a tomar não tenha conhecimento, embora seja importante esclarecer qual o motivo limitante que impede a própria pessoa de procurar terapia/tratamento.
Cada caso merece uma atenção especial e para cada um deles existirá possibilidades de tratamento floral, de qualquer forma, se for um adulto em condições normais devemos respeitar a sua vontade de se tratar ou não.
Se a pessoa recusa tratar-se, e não aceita este tipo de tratamento, é bem possível que crie um bloqueio contra o tratamento, mesmo que o floral seja escolhido de forma correta não vai fazer efeito algum

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES?

As essências florais não têm interferência direta sobre a bioquímica do corpo, como tem os alimentos, os medicamentos farmacêuticos e as drogas psico-ativas. As essências florais, não substituem os medicamentos quando estes são necessários, as essências florais atuam por ressonância vibratória entre campos mórficos.
Não há contra indicações e os florais podem ser utilizados em qualquer idade, desde o nascimento até à velhice, porém precisamos de ter alguns cuidados na percentagem dos conservantes com diabéticos, alcoólatras ou crianças mas o terapeuta irá ter outras opções para estes casos.
Os florais podem complementar, mas não substituem os tratamentos convencionais quando necessários.

POSSO REPETIR UMA FÓRMULA QUE JÁ UTILIZEI ANTES?

Durante um processo terapêutico, as essências são escolhidas para um determinado momento, com objetivos específicos a atingir. Algumas pessoas consideram que, como já obtiveram resultados positivos com determinada essência podem refazê-la e obter os mesmos resultados, mas nem sempre assim acontece. O ser humano é dinâmico e cada momento é específico e diferente do anterior



Marque já a sua consulta por Email: atelier.mente@gmail.com ou por Telemóvel: 91 667 0646

(Duração – 90 minutos) – 70 € (incluído frasco de tratamento para 1 mês)

Consultas presenciais em Faro, ou via Skipe. (na Consulta Online, o frasco de tratamento será enviado por correio)

O cliente Online depois de efectuar o pagamento do serviço por transferência bancária, depósito ou PayPal, deve enviar para o email  atelier.mente@gmail.com, o comprovativo do pagamento.

O NIB será disponibilizado após contacto para agendamento de consulta. 

Após a recepção do comprovativo de pagamento será enviado pelo correio para a morada indicada pelo cliente e de acordo com os dados de facturação disponibilizados, a respetiva factura.

Marque já a sua consulta por Email: atelier.mente@gmail.com ou por Telemóvel: 91 667 0646