fbpx
Rua Bernardo Passos nº13 R/c, 8000-230 Faro
+351 91 66 70 646 (Chamada para Rede Móvel)
atelier.mente@gmail.com

Terapia Floral de Bach

“A Terapia Floral, as ervas curam os nossos medos, as nossas ansiedades, as nossas preocupações, as nossas falhas e os nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, mesmo importante que seja, ela acabará.”

Dr. Edward Bach, os Doze Curadores


TERAPIA FLORAL DE BACH


Todo o ser humano pode beneficiar da Terapia Floral desde o momento em que é um feto através da sua mãe, até à velhice.


Podemos utilizar a Terapia Floral em qualquer situação, juntamente com qualquer outro tratamento natural, homeopático ou alopático.


A Terapia Floral é muito utilizada também em fases específicas da vida do ser humano, como fim de relacionamentos, adolescência, gravidez, mudança de emprego, casamento, doenças crónicas, velhice, entre outras.


Carreira Médica

Edward Bach estudou primeiro medicina em Birmingham e mais tarde no University College Hospital de Londres, onde se tornou cirurgião residente.

Trabalhou também na sua clínica privada de Harley Street. No seu trabalho como bacteriologista, fisiologista e patologista, o Dr. Bach foi pioneiro com as suas pesquisas de vacinas no seu laboratório.

O Dr. Edward Bach qualificou-se como médico em 1912. Quando recebeu os seus diplomas, ele disse: “levarei cinco anos para esquecer tudo o que me foi ensinado.”

Em 1917, o Dr. Bach trabalhava nas tendas dos hospitais de campanha tratando os soldados que regressavam de França, da I Grande Guerra Mundial. Um dia, de repente ele desmaiou e foi levado de emergência para o bloco operatório, vítima de uma grave hemorragia.

Um tumor foi-lhe retirado pelos seus colegas, porém, o seu prognóstico era pouco promissor. Quando recuperou, foi-lhe dito que lhe restavam uns escassos três meses de vida.

Dessa forma, assim que se recuperou do seu período de convalescença, Bach regressou ao seu laboratório e retomou o seu trabalho de investigação. Ele ansiava avançar tudo o que fosse possível no seu trabalho de pesquisa, no pouco tempo que aparentemente lhe sobrava.

Mas com o passar do tempo, ele sentia-se cada vez mais forte. Passados 3 meses, Dr. Bach sentia-se mais forte do que nunca. Ele estava convencido que o seu sentido de missão o salvara: tinha ainda muito trabalho por fazer.

Pesquisas Homeopáticas

A sua investigação estava sendo bem sucedida, porém o Dr. Bach sentia-se insatisfeito com o facto de a medicina esperar dos médicos e investigadores que se focassem nas doenças, ignorando as pessoas em sua totalidade.

Ele sonhava com uma abordagem mais holística da medicina. Talvez isso explique o porquê, de mesmo não sendo homeopata, ele aceitou a oferta de um cargo no Royal London Homeopathic Hospital.

Uma vez nessa instituição, ele deu rapidamente conta das semelhanças entre o seu trabalho de pesquisa com as vacinas e os princípios da homeopatia. Ele adaptou as suas vacinas no sentido de produzir sete nosódios homeopáticos. Este trabalho e a sua posterior publicação trouxe-lhe alguma fama dentro dos círculos homeopáticos. Algumas pessoas, na época, começaram referindo-se a ele como o «segundo Hanneman».

Os Remédios Florais

Até então o seu trabalho de pesquisa esteve relacionado com as bactérias, no entanto, o Dr. Bach pretendia descobrir remédios mais puros e que não dependessem diretamente de doenças.

Ele começou a recolher plantas, em particular flores, na esperança de substituir os seus nosódios por uma série de remédios mais suaves.

Em 1930, o entusiasmo pela rumo que o seu trabalho estava tomando fez com que o Dr. Bach deixasse o seu lucrativo negócio de Harlem Street e a cidade de Londres.

Ele estava determinado a dedicar a sua vida a este novo sistema médico que ele estava certo de poder encontrar, em plena natureza. Como sua assistente, ele contratou uma radiografista chamada Nora Weeks.

Tal como abandonou a casa, o consultório e o emprego, o Dr. Bach começou também a abandonar o método científico e a lógica reducionista. Ele permitiu-se, em vez disso, que os seus dons naturais aflorassem, deixando gradualmente a intuição se apoderar do processo e lhe guiar às plantas certas.

Ao longo de anos de tentativa e erro, preparando e testando milhares de plantas, Dr. Bach encontrou um a um e todos os remédios que procurava. Cada planta tencionava tratar um estado mental ou emocional específico.

Desse modo ele descobriu que, tratando a personalidade e os sentimentos dos seus pacientes, a sua infelicidade e tensão física poderiam aliviar naturalmente, à medida que o potencial curativo dos seus corpos se iam desbloqueando e permitindo o seu correto funcionamento.

A sua vida se regeu pelas estações do ano entre 1930 e 34, em um padrão sazonal: durante a Primavera e o Verão, o Dr. Bach preparava e procurava remédios; de Outono e de inverno, ele prestava conselho e ajuda a quem o viesse procurar.

Os seus invernos se passavam na cidade costeira de Cromer, foi aí onde ele fez amizade com o terapeuta e construtor local Victor Bullen.

A Conclusão do seu Trabalho

Em 1934, o Dr. Bach e Nora Weeks mudaram-se para o Mount Vernon, na pequena aldeia de Brighwell-cum-Sotwell em Oxforshire. Nos campos e veredas da aldeia ele encontrou as plantas que necessitava para completar o seu sistema.

Nessa época, o seu corpo e a sua alma estavam tão sincronizados com o seu trabalho que Bach chegava a sofrer dos mesmos estados emocionais para os quais estava procurando a cura e experimentava plantas e flores até encontrar aquela que o ajudaria, anulando o efeito nefasto da dita emoção.

Desse modo, com grande esforço e sacrifício pessoal ele conseguiu completar o trabalho da sua vida.

Um ano após ter dado por terminada a sua pesquisa e o seu sistema floral por completo, Dr. Bach faleceu pacificamente na noite de 26 de Novembro de 1936.

Ele tinha apenas 50 anos, porém tinha superado o seu prognóstico de vida em mais de 20 anos. Nos deixou o equivalente a várias vidas de investigação e esforço e um sistema médico utilizado em todo o mundo.

O Dr. Bach foi reconhecido pelos vários anos de pesquisa bem sucedida. O seu trabalho trouxe-lhe fama e um alto estatuto profissional, tanto entre médicos ortodoxos como homeopáticos.

Agora ele tinha criado uma abordagem totalmente nova de cura, que se concentrava exclusivamente nas emoções e na cura espiritual em vez do foco usual nos sistemas físicos.

Era de esperar que quando morresse, Dr. Bach nos deixasse prateleiras repletas de anotações e escritos publicados. Porém, também aqui ele pretendia deixar tudo o mais limpo e organizado possível.

Durante o processo de descoberta de cada floral, ele ia removendo da sua prática todas as teorias e ideias desnecessárias. As primeiras influências a serem eliminadas foi o seu laboratório e a pesquisa convencional, após isso muitas outras coisas se seguiram.

Por exemplo, ele descontinuou a técnica de sucussão homeopática, investigou e descartou os vínculos entre os seus remédios tipo e a astrologia, desistiu de diagnósticos pelos sintomas físicos e abandonou muitíssimas outras ideias desnecessárias, como a de que certos remédios trabalham nos planos superiores e outros nos planos inferiores do ser.

Próximo do final, ele fez uma fogueira no pátio do Mount Vernon onde queimou muitas das suas anotações iniciais, com a intenção de que elas não sobrevivessem, assim, de futuro, elas não correriam o risco de desviar as pessoas da simplicidade alcançada pelo seu trabalho.

Tudo o que precisava ser dito tinha sido dito nas 32 páginas do livro Os Doze Remédios Curadores.

Para ele, o trabalho descartado e as ideias abandonadas eram como andaimes: úteis enquanto se constrói as paredes e se coloca o telhado porém, uma vez habitável a casa, os andaimes se tornam desnecessários e incómodos.

Em 1936, algumas pessoas começaram a promover a ideia de combinar os 38 remédios em um elixir e assim resolver os problemas de todos com um único mix – uma ideia que o Dr. Bach já tinha tentado e abandonado.

«Penso que agora que vocês viram todas as fases desse trabalho» escreveu ele ao seu amigo Victor Bullen em outubro desse ano, um mês antes de morrer: «é prova do valor do nosso trabalho, o facto de agências matérias se erguerem para o distorcer, porque a distorção é uma arma bem mais forte do que a tentativa de destruição».

Na mesma carta ele indica a senda que os seus sucessores deveriam seguir:


QUE TIPO DE FLORAIS EXISTEM?

O Dr. Bach dividiu os 38 Florais em 7 grupos que representam os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros para connosco mesmos, o grupo para o “Medo”, para a “Incerteza”, para a “Falta de Interesse no Presente”, para a “Solidão”, para “Hipersensibilidade a Influências e Ideias” ,para o “Desalento e o Desespero” e por fim para a “Preocupação Excessiva com os Outros”.

O QUE É UMA ESSÊNCIA FLORAL?

É a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de plantas. Cada planta tem propriedades específicas e uma essência similar à virtude que precisamos desenvolver, para conquistar o equilíbrio emocional ou alcançar outros objetivos internos.

A informação da virtude da flor é transmitida para a água, para posteriormente entrar em ressonância com a consciência do individuo e despertar as suas qualidades adormecidas.

A base da Terapia Floral, criada pelo Dr. Edward Bach refere que os florais não combatem doenças ou sintomas. Os Florais tratam sim a pessoa no seu todo e por isso os sintomas desaparecem por consequência desse equilíbrio interior conquistado.

COMO SÃO PREPARADOS OS FLORAIS DE BACH?

Os florais normalmente são preparados a partir de flores silvestres saudáveis que vivem em locais tranquilos, longe da poluição dos centros urbanos. Estas flores são colhidas cuidadosamente e colocadas em recipientes de vidro com água pura da nascente.

Dependendo do tipo de flor, o preparo da planta também difere, este poderá ser através do método solar (ficam expostas ao sol durante um determinado tempo) ou pelo método de fervura (são fervidas com a água da nascente num recipiente em aço inoxidável).

Após este processo é adicionado conhaque ou brandy ao líquido recolhido na preparação para manter a conservação. Esta é a preparação na íntegra da essência no seu nível máximo de concentração.

BASTA TOMAR OS FLORAIS DE BACH PARA MELHORAR ALGUMAS EMOÇÕES? QUANTO TEMPO LEVA A OBTER RESULTADOS?

Para os florais atuarem, basta não rejeitá-los. Mesmo para quem os tome sem saber, os resultados e mudanças vão surgir de forma progressiva e natural. Não se deixa de ser quem é, usando os florais, apenas desenvolve-se harmonia emocional e autoconhecimento.

Cada pessoa tem o seu ritmo, se apresentar uma dificuldade simples e recente, com causa conhecida, e se os florais forem escolhidos de forma correta, os resultados podem ser muito rápidos e muitas vezes começam a ser observados passado algumas horas.

Algumas pessoas necessitam apenas de 1 mês de tratamento floral, outras podem necessitar de mais tempo dependendo da situação. A periodicidade das sessões de Terapia Floral também varia podendo ser quinzenal ou mensal.

COMO TRATAR QUEM NECESSITA DE UM FLORAL?

Cada pessoa tem a sua própria história com uma forma diferente de vivenciar diversas situações da vida, com diferentes perspectivas dos outros e de si mesma, por isso, temos que identificar as causas dos seus problemas para escolhermos os florais certos para as qualidades que quer desenvolver dentro de si e anular os aspetos negativos que ainda se manifestam.
Por isso para sintomas idênticos, pode-se beneficiar de florais completamente diferentes, dependendo da pessoa.

OS FLORAIS TRATAM SINTOMAS OU CURAM DOENÇAS?

Os Florais atuam no campo da consciência, por isso, o corpo irá também beneficiar como resultado da harmonia emocional adquirida, já que muitos sintomas e doenças que a pessoa apresenta são psicossomáticos e ao restabelecer essa harmonia emocional os sintomas desaparecem.

Mas é importante esclarecer e reforçar que os florais não atuam diretamente no corpo mas sim em causas emocionais que com a sua identificação e tratamento anulam muitos sintomas físicos.

As pessoas não necessitam contudo, de estar fisicamente doentes para beneficiarem dos florais, muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.

QUEM BENEFICIA DOS FLORAIS?

Todo o ser humano pode beneficiar dos Florais desde o momento em que é um feto através da sua mãe, até à velhice.

Podemos utilizar os Florais em qualquer situação, juntamente com qualquer outro tratamento natural, homeopático ou alopático.

Os florais são muito utilizados também em fases específicas da vida do ser humano, como fim de relacionamentos, adolescência, gravidez, mudança de emprego, casamento, doenças crónicas, velhice, entre outras.

COMO ATUA A TERAPIA FLORAL NAS CRIANÇAS?

Quando se utiliza a terapia floral nas crianças, carece de uma atenção especial dependendo muito da idade. Pode ser feita pessoalmente com a criança, na presença dos pais ou dependendo da situação pode ser feita na ausência da criança.
As crianças reagem muito bem ao tratamento floral porque apresentam menos defesas que os adultos.

COMO UTILIZAR OS FLORAIS?

Os Florais de Bach, são apresentados na forma liquida e podem ser tomados diretamente do frasco de tratamento ou misturado em líquidos frios ou quentes.
A dosagem depende da indicação do terapeuta. Devemos salientar que o importante não é a quantidade ingerida por toma, mas a frequência, com que tomamos os florais nesse mesmo dia.

POSSO ESCOLHER ESSÊNCIAS SEM AJUDA PROFISSIONAL?

Existe muita informação sobre Florais, na Internet, livros e em revistas que devem servir apenas para obtermos alguns conhecimentos sobre a área, mas não é de todo produtivo utilizar florais sem a supervisão de um profissional, pois cada pessoa é diferente e mesmo que apresentem os mesmos sintomas, as causas desses sintomas podem ser muito diversos.

Para obter resultados positivos, o terapeuta vai escolher de acordo com a pessoa no seu todo, tendo por base o seu contexto e a sua personalidade.
Um aspeto importante a ter em conta com os florais, é que podem trazer à consciência conteúdos internos que estavam recalcados.

Se a pessoa está em sofrimento interno fica com pouca clareza para escolher os seus próprios florais, o que uma escolha errada num determinado momento pode gerar ainda mais confusão interna do que harmonia emocional.

A Terapia Floral com acompanhamento, visa mais do que aliviar sintomas, tem por objetivo identificar as causas emocionais que originaram os sintomas para que o efeito seja duradouro e não um alivio momentâneo.

POSSO DAR UM FLORAL A UMA PESSOA SEM QUE ELA SAIBA?

Os Florais quando bem escolhidos, fazem efeito, mesmo que, quem está a tomar não tenha conhecimento, embora seja importante esclarecer qual o motivo limitante que impede a própria pessoa de procurar terapia/tratamento.

Cada caso merece uma atenção especial e para cada um deles existirá possibilidades de tratamento floral, de qualquer forma, se for um adulto em condições normais devemos respeitar a sua vontade de se tratar ou não.

Se a pessoa recusa tratar-se, e não aceita este tipo de tratamento, é bem possível que crie um bloqueio contra o tratamento, mesmo que o floral seja escolhido de forma correta não vai fazer efeito algum

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES?

As essências florais não têm interferência direta sobre a bioquímica do corpo, como tem os alimentos, os medicamentos farmacêuticos e as drogas psico-ativas. As essências florais, não substituem os medicamentos quando estes são necessários, as essências florais atuam por ressonância vibratória entre campos mórficos.

Não há contra indicações e os florais podem ser utilizados em qualquer idade, desde o nascimento até à velhice, porém precisamos de ter alguns cuidados na percentagem dos conservantes com diabéticos, alcoólatras ou crianças mas o terapeuta irá ter outras opções para estes casos.
Os florais podem complementar, mas não substituem os tratamentos convencionais quando necessários.

POSSO REPETIR UMA FÓRMULA QUE JÁ UTILIZEI ANTES?

Durante um processo terapêutico, as essências são escolhidas para um determinado momento, com objetivos específicos a atingir. Algumas pessoas consideram que, como já obtiveram resultados positivos com determinada essência podem refazê-la e obter os mesmos resultados, mas nem sempre assim acontece. O ser humano é dinâmico e cada momento é específico e diferente do anterior.



Marca já a tua consulta por email: atelier.mente@gmail.com ou por

Telemóvel: 91 66 70 646 (Chamada para Rede Móvel)

(Duração – 90 minutos) – 70 € (incluído frasco de tratamento para 1 mês)

Consultas presenciais em Faro, ou via Skipe, Zoom ou por Video-Chamada WhatsApp. (na Consulta Online, o frasco de tratamento será enviado por correio).

O cliente Online depois de efetuar o pagamento do serviço por transferência bancária, depósito, MBWAY ou PayPal, deve enviar para o email, atelier.mente@gmail.com, o comprovativo do pagamento.

O NIB será disponibilizado após contacto para agendamento de consulta. 

Após a recepção do comprovativo de pagamento será enviado o respetivo recibo.

Marca já a tua consulta por Email: atelier.mente@gmail.com ou por

Telemóvel: 91 66 70 646 (Chamada para Rede Móvel)



Verified by MonsterInsights