Rua Bernardo Passos nº13 R/c, 8005 Faro
+351 91 667 0646
atelier.mente@gmail.com

Consultas Online

As consultas online são uma nova modalidade de ajuda que utiliza as vantagens da Internet e das tecnologias de informação, permitindo a comunicação entre o cliente e o profissional no momento ou em diferido, contribuindo dessa forma para a mudança na vida do cliente.

“Alguns estudos têm demonstrado que pode ser uma forma poderosa de intervenção, e um agente de mudança rápida e efetiva na vida da pessoa. Isto porque se tem observado que a modalidade online estimula intensamente a projeção e as características psico-dinâmicas da díade, o que estimula muito a eficácia e rapidez da intervenção” (Suler, 1996).

“Tem sido também constatado que as pessoas que comunicam online vão mais diretamente ao assunto fulcral de suas preocupações, o que agiliza a intervenção. Vários estudos têm demonstrado a potencialidade desta área, revelando que esta abordagem clínica realizada com o suporte de Internet é mais eficaz do que o não tratamento e tão eficaz como a abordagem face-a-face.” (Emmelkamp, 2005; Eaton, 2005).

VANTAGENS DA CONSULTA ONLINE: 

  • É acessível a todas as pessoas que de outra forma não recorreriam à ajuda profissional, por impossibilidade de deslocação, de tempo, por querem manter o pedido de ajuda de forma anónima ou pseudo-anónima, etc.
  • É totalmente segura, privada e confidencial.

DESVANTAGENS DO ATENDIMENTO À DISTÂNCIA (ONLINE):

  • A menor existência de comunicação não-verbal poderá diminuir um pouco a riqueza da informação trocada.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO ONLINE?

O atendimento online pode funcionar por email, ou via Skipe.
O atendimento online é desaconselhado em doentes psicóticos; com necessidade de medicação urgente; com condições médicas que necessitem de tratamento imediato; em crise; com ideação suicida e ou homicida; situações de abuso sexual; pedofilia; (nestas situações deverá ligar 112) e a menores de 18 anos de idade.

CONFIDENCIALIDADE

Tal como numa consulta face-a-face, o acompanhamento online é sujeito a critérios de confidencialidade que abrangem toda a informação trocada entre cliente e profissional. Porém, o uso de procedimentos eletrónicos chama a atenção para alguns perigos involuntários que podem ocorrer:
O cliente pode acidentalmente enviar um e-mail confidencial para um outro destinatário. A solução é ter uma preocupação redobrada em verificar o endereço antes de fazer o envio do e-mail bem como reduzir ao mínimo o material de identificação constante no e-mail.
Ter por isso algum cuidado em não partilhar o computador com que este serviço é prestado ou ter especial cuidado se o tiver de fazer.
O Site www.atelierdamente.com, garante a confidencialidade da informação chegada até nós, mas não garante a confidencialidade da informação enquanto a mesma transita na internet. Para mais informações sobre este assunto consulte: o Departamento 46 da na Associação Americana de Psicologia e a Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

A Psicologia Online encontra-se internacionalmente devidamente enquadrada em termos legais. Profissionalmente é orientada pela Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online (ISMHO) e pela American Psychiatric Association.
A ISMHO foi fundada em 1997, tem como missão promover a compreensão, o desenvolvimento da comunicação online a nível da saúde mental, delineando um código de conduta a ser seguido por todos os profissionais que trabalham nesta área online. Possui um grupo de discussão de casos para aprofundamento do estudo de casos clínicos que usam o suporte online e aperfeiçoamento das metodologias de intervenção.
A APA/Div.46 refere-se à Media Psychology e foca-se no papel que os psicólogos têm nos vários aspectos dos média, rádio, televisão, cinema, vídeo, imprensa escrita e novas tecnologias. Desenvolve investigação sobre o impacto que os média têm no desenvolvimento humano, aprofunda o ensino, treino e prática da psicologia dos média, orienta eticamente os profissionais que trabalham neste âmbito.